HISTÓRIAS

Traumas do Passado

Letônia

Esse ensaio foi idealizado após o impacto das cenas recentes da Guerra na Ucrânia, onde os pais que foram lutar contra a invasão russa embarcaram seus filhos pequenos sozinhos nos trens para protegê-los do confronto. Voltei a pensar nas fotografias que fiz na Letônia em 2016 e no trauma do terror vivido pelos habitantes com as sucessivas invasões da Alemanha nazista e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). 

 

Com uma história de emancipação recente e conturbada, "Traumas do Passado" investiga o sentimento de medo, com imagens do prédio The Corner House, que era a antiga sede da KGB, um dos serviços secretos mais temidos do mundo, em contraponto com a liberdade e nacionalismo letão no desfile da Independência e no Monumento da Liberdade, em Riga. Construção que não apenas simboliza os soldados mortos durante a Guerra da Independência da Letônia, mas também onde se iniciou o movimento que três anos depois restabeleceu a independência do País, quando cerca de cinco mil pessoas se reuniram para lembrar a memória das vítimas do regime soviético e colocar flores.

 

Também busco destacar o universo infantil neste cenário bélico. Como uma vacina de patriotismo, as crianças recebem os anticorpos para uma possível nova ameaça à soberania.

ISABELA CARRARI_01.jpg